Ciclo de Exposições Temáticas: Pesquisa e Narrativas do Cotidiano Escolar


O cotidiano provavelmente seja uma das categorias mais polissêmicas no seio da pesquisa social. Para ele tem convergido enfoques disciplinares de diversas áreas, tanto do ponto de vista da investigação clássica como contemporânea, sendo de (re)lembrar, a esse respeito, entre outros,  trabalhos como ‘A Invenção do Cotidiano’, do historiador Michel de Certeau; o ‘Sociologia da Vida Cotidiana, de Agnes Heller; e ‘A Vida Cotidiana no Mundo Moderno’, de Henri Lefebvre. De algum modo, eles têm em comum a pesquisa sobre a busca do sentido que tece as relações no dia a dia, o seu encadeamento, os seus condicionamentos, a sociabilidade gerada e, poder-se-ia dizer, as ‘consequências não intencionais da ação intencional’, mesmo que cada um, não poucas vezes, aponte para perspectivas diferentes. Quando se qualifica o cotidiano com o escolar, há de se ter em conta, portanto, a ampla base intelectual que o primeiro termo comporta, para que, assim, a pesquisa do cotidiano nas escolas seja revestida da devida consistência analítica, e tenha potencialidades para proporcionar quadros de inteligibilidade que orientem a prática no dia a dia das instituições educativas.  Em consonância com essa concepção, um conjunto de abordagens da sociologia da educação, no contexto internacional, se tem debruçado sobre as questões contemporâneas do cotidiano escolar, realçando uma série de fenômenos que têm impacto direto sobre o trabalho docente, os processos de ensino-aprendizagem e a gestão dos estabelecimentos de ensino. Nesse sentido, podem ser referidos, por exemplo, os estudos de Georges Lapassade, Anne Barrère e Danilo Martuccelli. Esses estudos têm demonstrado que, contemporaneamente, o cotidiano escolar tem sido reconfigurado, sendo atravessado por um conjunto de acontecimentos associados, por um lado,  a fenômenos como agressões físicas e verbais, um novo tipo de indisciplina,    instabilidade relacional, etc., e, por outro, os referidos acontecimentos estão vinculados a novos mapas cognitivos e novos tipos de sociabilidade, que desafiam a escola como agência de socialização secundária. É em sintonia com esse quadro de análise que o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Sociedade e Culturas (GEPEDUSC)/UFPB-CNPq, como em outros períodos, organiza o Ciclo de Exposições Temáticas intitulado Pesquisa e Narrativas do Cotidiano Escolar. Tem fundamentalmente como objetivo alimentar o debate acadêmico em torno das questões desafiantes presentes no dia a dia das escolas e, ao mesmo tempo, estimular o desenvolvimento do interesse pela pesquisa, como uma atividade central da vida universitária.

TEMAS
Tema 1 – A Escola, a docência e o ensino desafiados: o impacto das drogas e as alternativas
Responsável pela exposição: Ione Gomes (Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação - PPGE/UFPB)
Data: 29 /08 /2019 – Horário: 15h30
Local: Bloco de aulas do Curso de Pedagogia - UFPB /Mamanguape

Tema 2 – Indisciplina, bullying e violência escolar: Quais abordagens? O que fazer?
Responsáveis pela exposição: Suênia Tavares e Jordânia Naiara (acadêmicas do Curso de Pedagogia/CCAE/UFPB; PIBIC e PIVIC)
Data: 19/09/2019 – Horário: 15h30
Local: Bloco de aulas do Curso de Pedagogia - UFPB /Mamanguape

Tema 3 – Pedagogia, Pedagogia Social e ações sócio-educativas
Responsável pela exposição: Juliana Silva (Acadêmica do Curso de Pedagogia/CCAE/UFPB)
Data: 17/10/2019 – Horário: 15h30
Local: Bloco de aulas do Curso de Pedagogia - UFPB /Mamanguape

Tema 4 – O cotidiano escolar, as artes e o ensino
Responsável pela exposição: José Igor (Acadêmico do Curso de Pedagogia/CCAE/UFPB; PROLICEN)
Data: 07/11/2019 – Horário: 15h30
Local: Bloco de aulas do Curso de Pedagogia - UFPB /Mamanguape

Tema 5 – As dificuldades e as alternativas de ensino em sala de aula
Responsável pela exposição: Rayne Aquino (Profa. da Rede Municipal de Araçagi e Acadêmica da Licenciatura em Matemática)
Data: 05/12/2019 – Horário: 15h30
Local: Bloco de aulas do Curso de Pedagogia - UFPB /Mamanguape



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