A arte da mais longa duração da juventude: literatura, consciência social e mudança em debate

 

Promovida pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Sociedade e Culturas (GEPEDUSC) e pelo Setor de Estudos e Assessoria a Movimentos Populares (SEAMPO) da UFPB, será realizada no próximo dia 14/10/2020, a partir das 19h00,  a live ‘A Mais Longa Duração Juventude: Sobre Arte e Consciência Social’, tendo como convidado o jornalista e escritor recifense Urariano Mota. Terá lugar pelo Google Meet (https://meet.google.com/mge-gfsm-cht). 

Autor de romances como ‘Soledad no Recife’, ‘O Filho Renegado de Deus’ e ‘A Mais Longa Duração da Juventude’, Urariano é um autor de destaque no meio literário brasileiro, tendo criado um estilo cuja marca é uma “ficção tão impressionante que parece de verdade”, conforme as palavras do especialista em literatura Flávio Aguiar, na apresentação de ‘Soledad no Recife’, livro que trata, de modo ficcional, da história da combatente latino-americana Soledad Barret, assassinada grávida pela ditadura civil-militar brasileira em Pernambuco, como consequência de ter sido delatada por seu companheiro que se apresentava como Daniel, mas que vinha a ser o dito Cabo Anselmo.  Com o livro ‘O Filho Renegado de Deus’, Urariano foi galardoado com o Prêmio Guavira Romance 2014.  A obra de Urariano insere-se, assim, na tradição histórico-cultural do Recife que tem como marca a produção de uma arte cosmopolita, reverberada nacionalmente e com consciência social. Essa é a perspectiva do livro ‘A Mais Longa Duração da Juventude’, que empresta o seu título à live.


Urariano Mota 

Sobre essa ‘mais longa duração’, de determinado modo, Urariano nos faz lembrar de Hans Magnus Enzensberger, quando ele fala da busca pelos “fios de sentido com que se poderá tecer a única salvação possível”, embora esta, ao fim e ao cabo, seja incerta. O recifense, contudo, prefere trazer Goethe à cena, para então encadear o seu percurso insubmisso:

“Há um pensamento de Goethe, registrado por Eckermann, que fala da puberdade repetida. É um conceito luminoso, sem dúvida. Mas essa juventude ampliada ainda não seria uma ambição desmedida, pois mais adiante, ainda segundo Eckermann, o poeta de gênio insaciável expressou uma crença na imortalidade com estas palavras:   ‘A crença em nossa imortalidade vem do conceito de atividade, pois se eu me conservo ativo ininterruptamente até a morte, a natureza vê-se obrigada a conceder-me uma nova forma de existência logo que o meu espírito não possa suportar mais a minha atual forma corpórea’. Narro com os olhos que não se negam a ver. Atravessamos o tempo como uma flecha cujo alvo é o que canto e conto.

“Há uma raiz que brota e não a cultivamos. Ela é maior que as nossas forças para soterrá-la, vem, cresce e rebenta. É a nossa cara de infância. É a nossa cara de juventude. Nós não somos esses senhores que andam por aí sérios, graves, portadores de condecorações e votos de louvor. Não. Nós somos os anteriores.”

“Onde estão todos eles?
— Estão todos dormindo
Estão todos deitados
Dormindo
Profundamente    

Assim escreveu Manuel Bandeira ao evocar a casa do avô na Rua da União, que fica na esquina. Mas isto não é o poema de Bandeira. Isto é uma narração de revolta, que exige o retorno do que fomos.”

Ao dizer assim, talvez Urariano nos leve a indagações, como, por exemplo: O que representa a literatura em nossas vidas? Em que consistirá mesmo a juventude? Que significado pode ter a sua longa duração? A arte literária tem potencialidades para ecoar gritos insubmissos em busca de fios de sentido?...  A ver a discussão na live, no próximo dia 14/10/2020.       

 

Postagens mais visitadas deste blog

De África: Pesquisador/Reitor de universidade angolana fará conferência na UFPB

Ritmanálise e pesquisa em debate: Carlos Machado na UFPB

Colóquio Educação Popular: múltiplas abordagens