Sociólogos e educação: teoria e prática


International Series of Online Seminars on Sociology of Education

Theme: Education and Critical Perspectives 

(Série Internacional de Seminários Online sobre Sociologia da Educação - Tema: Educação e Perspectivas Críticas) 

Pequeno recorte editado da intervenção do Prof. Ivonaldo Leite 

Tradução

Obrigado pelo convite.

Sobre educação, escola e socialização

Bem, antes de tudo, deixe-me ser muito claro sobre este ponto. Educação não é apenas um processo de ensino-aprendizagem. Ela é também um processo de socialização. Nas escolas, os estudantes aprendem algum conteúdo disciplinar, mas eles também desenvolvem relações entre si como pares, e isso é a socialização de uma geração.

Não, eu não disse isso, eu não posso dizer isso, que a escola não é importante. Eu disse que a educação não é apenas um processo de ensino-aprendizagem de conteúdos disciplinares. Educação é interação, o que significa socialização, assim a escola é também uma agência de socialização.

Educação e desenvolvimento

Sobre a relação entre educação e desenvolvimento, ela é marcada por algumas ilusões. Algumas vezes não são ilusões inocentes, pois elas têm motivação política. De qualquer forma, é preciso apontar alguns equívocos nessa relação. Por exemplo, a educação sozinha não gera desenvolvimento. O desenvolvimento de um país é resultado de várias políticas públicas, de inovação, da dinamização do mercado interno e de outros fatores.

Educação ambiental

Educação ambiental tem um papel importante a desempenhar hoje. A crise ecológica é uma difícil realidade para a humanidade atualmente e nos próximos tempos. Mas nós devemos considerar que, fundamentalmente, as causas da crise ecológica são políticas e econômicas.

Educação e ciência

Hoje mais do que nunca, o processo educacional deve ser orientado pela ciência. O mundo está vivendo  um momento muito perigoso com vários tipos de negacionismo e posições fascistas.   Dessa forma, é necessário fortalecer a cultura científica nas universidades e nas escolas.

Teoria crítica em educação

Há várias teorias críticas em educação, mas provavelmente a capacidade analítica de muitas delas tenha se tornado limitada diante da relação educação e sociedade atualmente. Assim, a crise educacional hoje talvez signifique também a crise de algumas teorias críticas sobre educação. É necessário renovar as abordagens em educação, é necessário renovar as abordagens críticas. Este é meu ponto, um ponto de pesquisa que tenho interesse.

Muito obrigado.

Uma satisfação, da minha parte, participar deste seminário. 

 


Postagens mais visitadas deste blog

De África: Pesquisador/Reitor de universidade angolana fará conferência na UFPB

Ritmanálise e pesquisa em debate: Carlos Machado na UFPB

Colóquio Educação Popular: múltiplas abordagens