Pesquisa e procedimentos metodológicos: abordagem sobre a realização de análise de conteúdo

Prof. Márcio Uriel Rodrigues

O que é análise de conteúdo? Quais as suas perspectivas? Como ocorre a sua realização? Quais os seus procedimentos básicos? Como pode ser trabalhada em pesquisas qualitativas? Estas e outras questões estarão sendo enfocadas em atividade a ser realizada pelo GEPEDUSC no próximo dia 23/03, a partir das 15h00, de forma remota através do Google Meet. Na ocasião, o Prof. Dr. Márcio Uriel Rodrigues (Universidade do Estado do Mato Grosso), organizador da obra Análise de Conteúdo em Pesquisas Qualitativas, estará desenvolvendo uma abordagem a respeito. Trata-se de uma atividade que se situa no contexto da compreensão, amplamente enfatizada, segundo a qual, sem uma compreensão consistente da dimensão teórico-metodológica, a qualidade da formação do/a pesquisador/a padecerá de limitações comprometedoras. 

Sobre o Professor Márcio Uriel Rodrigues: 

Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Professor do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (UNEMAT) e Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática na Escola (GEPEME/UNEMAT/CNPq). Tem pesquisado, produzido e publicado artigos e livros na área de Educação em geral, Educação Matemática e Ensino. É idealizador do Curso Avançado de Análise de Conteúdo em Pesquisas Qualitativas. 



Márcio Uriel Rodrigues. (org.) - Pesquisas Qualitativas na Área de Educação Matemática (2019) 

Sinopse da obra 

Não se trata apenas de uma obra a respeito de um método de tratamento e análise de dados. Neste livro, os autores explicitam a maneira como registrar – descrever os passos dados – no texto das pesquisas, o movimento de cada uma das etapas da Análise de Conteúdo, atribuindo rigor metodológico ao processo de codificação e categorização dos dados em pesquisas que utilizam questionários, entrevistas, documentos e bibliografias como instrumentos de coleta de dados. A presente obra está organizada em três partes. Na primeira parte – quatro capítulos –, os autores apresentam o referencial teórico-metodológico da Análise de Conteúdo como procedimento de análise de dados em pesquisas qualitativas. Na segunda parte – quatro capítulos –, os autores apresentam os trabalhos produzidos na Disciplina de Tópicos Avançados: Análise de Conteúdo como Técnica de Análise de Dados em Pesquisas Qualitativas do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM/UNEMAT – Barra do Bugres/MT). Na terceira parte – seis artigos –, os autores apresentam o movimento da Análise de Conteúdo em diferentes contextos – análise de livros didáticos; análise de projetos pedagógicos de cursos de Licenciatura em Matemática; e análise de avaliações, como o Novo ENEM. Com base nos capítulos da presente obra, os leitores (estudantes e pesquisadores) compreenderão a Análise de Conteúdo como um procedimento sistemático para organizar, tratar, codificar e interpretar dados provenientes de toda classe de documentos e textos, a fim de compreenderem em profundidade o objeto da pesquisa, descrevendo não apenas os conteúdos manifestos nos dados, mas também interpretando os conteúdos latentes das mensagens.

 

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