Postagens

Mostrando postagens de abril, 2025

Seminário aprender a escrever e aprender com o que se escreve

Imagem
  O que é escrever? Qual é a função da linguagem escrita? O que é ler? Quais os paradigmas cognitivos de composição da escrita, isto é, de desenvolver o ato de escrever? Qual é a relação entre escrever e pensamento autônomo, ou seja, do próprio autor? Em que marcos se estabelecem a conexão entre transformação da realidade, transformação do conhecimento e escrita?   Em trabalhos escolares, universitários, monografias, dissertações e teses, como tais indagações podem ser equacionadas? Essas e outras questões têm estado, fortemente, no centro dos debates da pesquisa educacional avançada atual, principalmente em decorrência da proliferação de casos e fraudes que degradam a escrita (e a leitura) com a mecanização, como se de uma linha de montagem industrial se tratasse, fabricando produtos em série (no caso, textos). Essa ‘perspectiva industrial’ da escrita incorre numa dupla ignorância científica: o desconhecimento absoluto da psicogênese da linguagem escrita e da função epistêm...

Crise ecológica e previsões de tsunamis no Nordeste brasileiro

Imagem
Por Ivonaldo Neres Leite Registra a história dos estudos ambientais que quando, na década de 1990, pesquisadores como Simon Day (University of California) e Steven Ward (University College London) publicaram seus  papers  alertando para a possibilidade de uma catástrofe futura decorrente da erupção do furação  Cumbre Vieja , localizado nas espanholas Ilhas Canárias, foram muitos os que, mesmo na comunidade científica, desvalorizaram os resultados realçados por seus trabalhos. Day e Ward sinalizavam um cenário de proporções internacionais, no mínimo, preocupante.  Formularam a hipótese segundo a qual uma futura erupção do  Cubre Vieja  fará com que a sua metade ocidental (em torno de 500 km³, com uma massa de cerca de 1,5 x 1015 kg) colapse catastroficamente em um grande deslizamento gravitacional, adentrando no Oceano Atlântico, e gerando uma  megatsunami.  Os destroços continuariam a viajar como um fluxo de detritos ao longo do leito do ...

Ética e Educação: implicações e os comportamentos inescrupulosos

Imagem
Extratos de entrevista da Profa. Isabel Baptista (Universidade Católica Portuguesa) à Revista A Página da Educação (Porto, Portugal), a propósito do seu livro Dar Rosto ao Futuro: A Educação como Compromisso Ético . Conceitos como Ética, Moral e Deontologia situam-se, por vezes, em fronteiras pouco definidas e nem sempre são utilizados de forma clara. Para entendermos o que é a chamada ética docente?, quer explicitar o que, na sua opinião, se pode entender por cada um destes conceitos?  Na linha de pensamento de autores contemporâneos, como Paul Ricoeur e Emmanuel Lévinas, entendo a Ética como uma reflexão de carácter filosófico sobre os princípios e valores que devem orientar o ser humano - noções como o bem, o mal ou a justiça. A Moral, que se articula com a ética e dela não pode ser dissociada, implica uma formalização de normas de conduta que terão de estar de acordo ou subordinadas àquilo que entendemos por valores éticos, obrigando, no fundo, a considerar o primado da Éti...