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As armadilhas do identitarismo e as aporias do lugar de fala: ‘colocando os pontos nos is’

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Paul Cézanne, Monte Sainte-Victoire      Por Luís Felipe Miguel  (Cientista político, Universidade de Brasília)  Faz tempo, eu decidi me meter na discussão sobre identitarismo, embora sabendo que é cheia de armadilhas. A primeira armadilha é óbvia: é fácil que a crítica à deriva identitária desemboque em um discurso conservador, de defesa da velha cegueira voluntária às hierarquias sociais ou da visão “meritocrática” insensível ao peso das desigualdades estruturais ou sistêmicas na definição das trajetórias individuais. Ou desemboca então, em uma versão “à esquerda”, por vezes externada por lideranças políticas ou intelectuais progressistas, na ideia de que só importa a desigualdade de renda (na versão liberal) ou de classe (na versão marxista). Outras armadilhas são mais sutis. Em particular, há o risco de adotar uma postura paternalista, na forma seja de desculpar as agressões perpetradas por grupos identitários, com a justificativa de que expressam um res...

Manifesto Judaico Global para a Libertação Coletiva

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  Manifesto da Rede   Global Jews for Palestine (Rede Global de Judeus pela Palestina), movimento internacional que reúne judeus e descendentes judaicos   que são solidários aos palestinos, rejeitam a guerra em Gaza, denunciam o genocídio da sua população e se opõem ao Estado de Israel, não o reconhecendo como detentor do monopólio para falar em nome de todos os judeus e seus descendentes. Manifesto traduzido do inglês para o português pelo prof. Ivonaldo Leite, membro da referida Rede. MANIFESTO  Fundada em 2019, a Rede Global de Judias e Judeus pela Palestina é uma coalizão de 25 grupos judaicos em 19 países que fazem parte do crescente movimento judaico em defesa dos direitos palestinos. Nossa condenação do regime de apartheid israelense e de sua guerra genocida em Gaza é incondicional, assim como nossa solidariedade com o povo palestino e com sua luta por autodeterminação é inequívoca. Nossa posição é um contrapeso vital ao apoio irrestrito a Israel expresso p...

GEPEDUSC realizará painel durante o Encontro da ANPEd: Reconfiguração da Educação Popular e crise ecológica

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Prof. Carlos Machado (FURG/RS) Durante a 42ª Reunião Nacional da ANPEd, a mais importante associação científica da pesquisa em educação do Brasil e uma das principais da América Latina, o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Sociedade e Culturas (GEPEDUSC) realizará o painel intitulado Reconfigurações da Educação Popular diante das problemáticas atuais: crise ecológica, meio ambiente na escola e justiça socioambiental . O Grupo promoverá o painel em parceria com o Observatório dos Conflitos Urbanos e Socioambientais do Extremo Sul do Brasil e Este do Uruguai, contando com as presenças dos professores Carlos Machado (Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental/Universidade Federal do Rio Grande/RS) e Zacarias Marinho (Programa de Pós-graduação em Educação/UERN). O evento ocorrerá em João Pessoa, entre 26 e 30 de outubro próximo. O painel será coordenado pelo Prof. Ivonaldo Neres Leite. A seguir, reproduz-se o resumo e o texto da perspectiva geral do painel.  Prof. Ivonaldo ...

Nota do GEPEDUSC sobre falsa autoria

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Um conjunto de universidades e pesquisadores têm constituído uma rede nacional de combate a plágios e fraudes acadêmicas (Universidades BR), sobretudo em dissertações, teses e artigos. Tal fato tem resultado, após apurações, em cassação de diplomas, despublicações de artigos e outras medidas punitivas. Infelizmente, existem situações sob investigação na Paraíba, e no tocante especificamente à UFPB, casos de plágio e fraude já foram constatados, levando à perda de diploma. Diante desse quadro, a UFPB tem reiterado o que estabelece a Resolução CONSEPE nº 79/2013/Regulamento Geral dos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu , assim como tem recomendado atenção aos/às professores/as nos processos de orientação de trabalhos e de publicação de artigos, ademais de recomendar que grupos de pesquisa se manifestem sobre a questão, expondo   informações e as suas perspectivas. Dessa forma, o GEPEDUSC se posiciona nos seguintes termos: 1) Que as apresentações de trabalhos de pesquisa em s...

Aprender a ler, aprender a conhecer e construir conhecimento autonomamente: a leitura e as suas modalidades

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  Já há muito tempo que a linguagem e os processos de leitura e de escrita têm sido objeto de investigação   científica, podendo ser mencionadas, a respeito, abordagens como as de Vygotsky, Bakhtin, Noam Chomsky, Emília Ferreiro, Ana Teberosky, Mariana Miras e as das Neurociências,   entre várias outras. No fundo, trata-se de uma área da cognição humana e da sua relação com os condicionamentos societais, que, requerendo enfoque analítico-científico e profissionalismo,   não se coadune com improvisos e embustes. Tendo isso em atenção, em julho, o GEPEDUSC realizará mais um seminário incursionando na referida temática, tendo como título Aprender a ler, aprender a conhecer e construir conhecimento autonomamente: a leitura e as suas modalidades . O seminário será ministrado pela Pedagoga, Mestra em Psicologia e Doutoranda em Educação Nathália Potiguara, sob a coordenação da Profa. Doutora Aline Cleide (Departamento de Educação – CCAE/UFPB). O aporte bibliográfico ao semi...

A escrita que (trans)forma: anotações interpretativas

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    (Modo de citação: GEPEDUSC. Série Materiais de Formação: A escrita que (trans)forma - La escritura reflexiva: aprender a escribir y aprender acerca de lo que se escribe , de Mariana Miras. Mamaguape-PB: CCAE/UFPB, 2024) A prender a conduzir os próprios processos mentais através das palavras é uma parte integral do processo de desenvolvimento analítico e conceitual ( Lev Vygotsky)  A linguagem e o pensamento são dois processos cognitivos diferentes que estão      intrinsecamente ligados ( Lev Vygotsky)  1 – Pesquisas contemporâneas têm se dedicado ao estudo em profundidade do ato de escrever, e têm feito descobertas significativas. Entre outros estudiosos/trabalhos, podem ser citados - Mariana Miras: “La escritura reflexiva: aprender a escribir y aprender acerca de lo que se escribe” - Linda Flower e John Rayes:   “The Cognition of Discovery: Defining a Rhetorical Problem; Identifying the Organisation of Writing Processes” - Carl Ber...