Postagens

Mostrando postagens de outubro, 2023

Pesquisa e Educação Popular: sobre leitura, comunicação e escrita

Imagem
Eduardo Galeano (Uruguai): Por que escrevo?    Jorge Huergo (Argentina): Comunicação e Educação Popular   Ivonaldo Leite (Brasil): América Latina, educação,  pesquisa e escrita       Frederico Navarra (Chile): Escrita acadêmica e pensamento crítico  Jordi Sierra i Fabra (Espanha): "Ler salvou a minha vida,  escrever lhe deu um sentido"

Encenações do dia a dia: a representação do eu na vida cotidiana e a produção de impressões pessoais

Imagem
  Sociologia do ‘teatro social’ e da ação humana diária: Resumo do livro A representação do eu na vida cotidiana , de Erving Goffman (Rio de Janeiro: Vozes, 1985) Por Janos Brito Goffman recorre à perspectiva das representações teatrais para descrever as relações sociais que ocorrem num espaço circunscrito, tal como um prédio, uma fábrica, uma empresa [ou uma universidade]. Ele parte de princípios dramatúrgicos para examinar como um determinado indivíduo representa seu papel de modo a regular as impressões que os outros têm dele. Na vida real, o papel social não é representado diante de uma plateia que está separada dos atores, mas é “talhado de acordo com os papéis desempenhados pelos outros presentes”. A vida social é constituída de atores-espectadores, sendo uma fusão de plateia e palco. A impressão que se tem de um indivíduo é dada pela expressão que ele realiza de si mesmo, com auxílio de outros. A expressão pode ser transmitida ou emitida. A transmissão de informações é uma

Jornal Africano de Educação Popular

Imagem
A relação entre comunidades, pais e escola na Tanzânia; a escola como sistema aberto e como organização social; a manipulação da língua africana banta em rede social; fatores socioeconômicos e abandono escolar no Quênia, etc., são alguns dos temas da agenda de debates que o Jornal Africano de Educação Popular ( Journal of Popular Education in Africa - JOPEA ) tem dado expressão. Últimos números, com acesso aberto, disponíveis aqui:    https://www.jopea.org . 

Educação Popular: debates internacionais, presente e futuro

Imagem
Conselho a um iniciante em Educação Popular -  Anne Hope e Sally Timmel (África do Sul)  Círculos de estudo: Solidariedade através do ensino - Salin Patel (África do Sul)                                                      Educação de Adultos - Jim Crowther (Escócia)  A Educação que a África necessita - Charles Emenbolu  (Nigéria) Teatro do Oprimido - Hjalmar Jorge Jofre-Eichhorn (Alemanha/Bolívia/Afeganistão)   Diana Skelton - Pessoas em situação extrema de pobreza e mudança social (África do Sul) Sociedade, Educação Popular e futuro - Marco Raúl Mejía (Colômbia)             Escola, análise e crítica analítica - Ivonaldo Leite (Brasil)  Educação e direitos (Chile) A Escola Pública e o povo - Flávio Brayner (Brasil) Perspectivas libertárias - Noam Chomosky (EUA)  O legado marxiano - Michael Löwy (França) e Alder Júlio (Brasil)