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Mostrando postagens de julho, 2023

Colóquio Renovando o Materialismo Histórico

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  Em uma quadra histórica caracterizada pela rápida e profunda redução das brechas democráticas, o Colóquio Internacional  Marx e o Marxismo 2023: Democracia contra capitalismo? Renovando o materialismo histórico  tem como tema o papel das condições atuais de reprodução do capital e da dinâmica de agudização dos conflitos sociais nesse processo. Trata-se, em suma, de revisitar o antagonismo estrutural entre capitalismo e democracia, questionando quais são as contribuições significativas que Marx e as tradições marxistas têm a fazer para essa discussão? A ciência política  maistream   tem explicado essa tendência mais recente de restrição democrática por meio de análises que enfatizam a ruptura do pacto de tolerância por agentes políticos, a qual daria vazão ao desrespeito às instituições e à busca do aniquilamento de seus adversários. Apresentam, assim, elaborações que secundarizam os condicionantes históricos da movimentação dos agentes, sendo incapazes de alcançar as raízes efetiva

Conferência: Pierre Bourdieu, o conhecimento do mundo e uma revolução simbólica

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Por ocasião dos vinte anos da morte de Pierre Bourdieu, o Instituto de Sociologia da Universidade do Porto/Portugal promove um ciclo de debates dedicado à obra do autor francês. Intitulada “Bourdieu e os seus livros”, esta atividade é um convite à leitura do trabalho sociológico de Bourdieu, de diferente formato e alcance, que foi publicando ao longo do seu extenso e intenso percurso de pesquisa. Para esse efeito, percorrendo diferentes momentos da sua obra, privilegiam-se dez dos seus livros e os comentários decorrentes de vinte leituras. A 10ª e última sessão do ciclo, dedicada à obra “Manet: une révolution symbolique. Cours au Collège de France (1998-2020) suivis d’un manuscrit inachevé de Pierre et Marie-Claire Bourdieu”, terá lugar no dia 27 de Julho, pelas 16h00 (hora portuguesa), na Sala de Reuniões 1 da FLUP, com transmissão online por zoom. Os intervenientes serão Celso Santos (Professor do Departamento de Ciências e Técnicas do Património da FLUP) e Virgílio Borges Pereira (P

Braços, máquinas e ‘um sonho intenso’: método de pesquisa comparada e (re)industrialização

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  Terá lugar no próximo dia 26/07, no Departamento de Sociologia da Universidade do Minho/Portugal, com acesso remoto, a apresentação da proposta de Tese de Doutoramento intitulada Entre Serviços e Fábricas: Um Estudo das Políticas Públicas de Reindustrialização em Portugal e no Brasil , de Thiago Grault Oliveira. Iniciar-se-á às 10h00, pelo horário português. Pelas regras da Universidade do Minho, trata-se de um momento avaliativo da CAT (Comissão de Acompanhamento de Tese), composta pelos professores Fernando Bessa Ribeiro, Emília Rodrigues e Ivonaldo Leite. A Tese adota a perspectiva metodológica do estudo de caso comparado , amparando-se numa tradição teórica oriunda das formulações de Leon Trotsky que sublinha, como central, na pesquisa e seu aprendizado, a “análise de relações sociais, e não a análise de textos”. Trata-se de uma investigação ancorada nos aportes da teoria da dependência, e que faz lembrar a geração de cientistas sociais brasileiros que, na construção de um projet

Congresso Mundial sobre Violência Escolar e Convivência nas Escolas

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  Evento reúne pesquisadores, profissionais da área de educação e agentes políticos para discutir práticas e políticas públicas relacionadas à convivência nas escolas Por Luanne Caires As inscrições para a  9ª Conferência Mundial sobre Violência na Escola e o 8º Congresso Estatal de Convivência Escolar  estão abertas. O evento acontecerá entre os dias 2 e 4 de outubro de 2023, em Sevilha, na Espanha, mas contará também com transmissão on-line para facilitar a participação de profissionais de outras partes do mundo. A submissão de trabalhos estará disponível até 28 de abril.  A edição tem como tema os  diálogos sobre a (cyber)convivência  e busca criar um espaço para compartilhamento de conhecimentos voltados à prevenção da violência e à melhoria da convivência escolar, tanto nos contextos educativos presenciais quanto nos virtuais. O debate sobre boas práticas para garantir o  bem-estar emocional de estudantes , professores e demais integrantes da escola é uma das maneiras de assegurar

Ritmanálise como método: Lefebvre e o sentido da vida cotidiana

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  Por Thaís Amorim Aragão  (Doutora em Comunicação) Iniciando o último semestre antes da qualificação de doutorado, encontro-me às voltas com a ideia de ritmanálise como método para abordar processos midiáticos observáveis na prática de fazer mapas sonoros. Embora possamos identificar mapas sonoros como um tipo de plataforma cartográfica colaborativa disposta na internet, onde se encontram áudios de gravações ambientais geolocalizadas, eles não interessam a esse estudo meramente em seu aspecto “mídia”. Antes, interessa o processo que envolve sua produção e que eles tangenciam, pois tomá-los como objeto – ao invés de processo – poderia, entre outros problemas, aplanar as camadas de mediação implicadas nele. Tal processo, mais dinâmico, relaciona-se desde a uma postura de escuta ativa diante do ambiente, passando pelo manuseio de aparelhos para gravação, até chegar ao desenvolvimento e utilização dos mapas sonoros propriamente ditos. No atual estágio da pesquisa, estou me referindo a

Colóquio Educação Popular: múltiplas abordagens

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Na sequência dos debates internacionais sobre as reconfigurações contemporâneas da Educação Popular - assim como do Colóquio realizado em França (Toulouse) -, e que o GEPEDUSC/UFPB-CNPq tem acompanhado (através do prof. Ivonaldo Leite), terá lugar em Motenvideo/Uruguay o Colóquio Educación Popular: multiples abordajes en el território , nos próximos dias 14, 15 e 16 de setembro/2023. Trata-se de um evento no âmbito dos 30 anos do Programa APEX da Universidad de la República, tendo uma dupla perspectiva: de natureza acadêmica e de intervenção na realidade. No centro do debate estará a problematização analítica do pensamento de Paulo Freire, a realidade atual, seus novos temas e desafios à Educação Popular. Mais informações abaixo.  Este segundo encuentro toma como antecedente la primera edición del Coloquio realizada en Toulouse los días 25 al 28 de octubre de 2022 en el cual participaron grupos de docentes e investigadores de América Latina, Europa y África reunidos para intercambiar s