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Mostrando postagens de maio, 2025

Nota do GEPEDUSC sobre falsa autoria

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Um conjunto de universidades e pesquisadores têm constituído uma rede nacional de combate a plágios e fraudes acadêmicas (Universidades BR), sobretudo em dissertações, teses e artigos. Tal fato tem resultado, após apurações, em cassação de diplomas, despublicações de artigos e outras medidas punitivas. Infelizmente, existem situações sob investigação na Paraíba, e no tocante especificamente à UFPB, casos de plágio e fraude já foram constatados, levando à perda de diploma. Diante desse quadro, a UFPB tem reiterado o que estabelece a Resolução CONSEPE nº 79/2013/Regulamento Geral dos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu , assim como tem recomendado atenção aos/às professores/as nos processos de orientação de trabalhos e de publicação de artigos, ademais de recomendar que grupos de pesquisa se manifestem sobre a questão, expondo   informações e as suas perspectivas. Dessa forma, o GEPEDUSC se posiciona nos seguintes termos: 1) Que as apresentações de trabalhos de pesquisa em s...

Aprender a ler, aprender a conhecer e construir conhecimento autonomamente: a leitura e as suas modalidades

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  Já há muito tempo que a linguagem e os processos de leitura e de escrita têm sido objeto de investigação   científica, podendo ser mencionadas, a respeito, abordagens como as de Vygotsky, Bakhtin, Noam Chomsky, Emília Ferreiro, Ana Teberosky, Mariana Miras e as das Neurociências,   entre várias outras. No fundo, trata-se de uma área da cognição humana e da sua relação com os condicionamentos societais, que, requerendo enfoque analítico-científico e profissionalismo,   não se coadune com improvisos e embustes. Tendo isso em atenção, em julho, o GEPEDUSC realizará mais um seminário incursionando na referida temática, tendo como título Aprender a ler, aprender a conhecer e construir conhecimento autonomamente: a leitura e as suas modalidades . O seminário será ministrado pela Pedagoga, Mestra em Psicologia e Doutoranda em Educação Nathália Potiguara, sob a coordenação da Profa. Doutora Aline Cleide (Departamento de Educação – CCAE/UFPB). O aporte bibliográfico ao semi...

A escrita que (trans)forma: anotações interpretativas

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    (Modo de citação: GEPEDUSC. Série Materiais de Formação: A escrita que (trans)forma - La escritura reflexiva: aprender a escribir y aprender acerca de lo que se escribe , de Mariana Miras. Mamaguape-PB: CCAE/UFPB, 2024) A prender a conduzir os próprios processos mentais através das palavras é uma parte integral do processo de desenvolvimento analítico e conceitual ( Lev Vygotsky)  A linguagem e o pensamento são dois processos cognitivos diferentes que estão      intrinsecamente ligados ( Lev Vygotsky)  1 – Pesquisas contemporâneas têm se dedicado ao estudo em profundidade do ato de escrever, e têm feito descobertas significativas. Entre outros estudiosos/trabalhos, podem ser citados - Mariana Miras: “La escritura reflexiva: aprender a escribir y aprender acerca de lo que se escribe” - Linda Flower e John Rayes:   “The Cognition of Discovery: Defining a Rhetorical Problem; Identifying the Organisation of Writing Processes” - Carl Ber...

Ignorâncias, intermitências e complexidades em torno de uma cor: a superficialidade da aparência e a profundidade da essência

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  Por João Bernardo  Paul Valéry escreveu num livro publicado pela primeira vez em 1931: «A História é o produto mais perigoso que a química do cérebro elaborou. As suas propriedades são bem conhecidas. Faz sonhar, embriaga os povos, cria-lhes falsas memórias, exagera-lhes os reflexos, nutre-lhes as velhas mágoas, atormenta-os no repouso, condu-los ao delírio das grandezas ou ao da perseguição e torna as nações amargas, arrogantes, insuportáveis e vaidosas». Naquela época eram os fascismos, mobilizadores dos ressentimentos nacionais, que inquietavam Paul Valéry. Mas, hoje, às nações somaram-se as identidades, todas elas amargas, arrogantes, insuportáveis e vaidosas. O ressentimento, que gera o rancor, tem um carácter obsessivo, preenche o horizonte, tinge os factos e estimula invenções convenientes. Por isso no movimento negro contemporâneo tudo é interpretado em função de um tema exclusivo — o mito da cor. Essa cor é, evidentemente, a cor negra. Mas é aí que surgem os problem...