Seminário aprender a escrever e aprender com o que se escreve
O que
é escrever? Qual é a função da linguagem escrita? O que é ler? Quais os
paradigmas cognitivos de composição da escrita, isto é, de desenvolver o ato de
escrever? Qual é a relação entre escrever e pensamento autônomo, ou seja, do
próprio autor? Em que marcos se estabelecem a conexão entre transformação da realidade,
transformação do conhecimento e escrita? Em trabalhos escolares, universitários, monografias,
dissertações e teses, como tais indagações podem ser equacionadas?
Essas
e outras questões têm estado, fortemente, no centro dos debates da pesquisa
educacional avançada atual, principalmente em decorrência da proliferação de
casos e fraudes que degradam a escrita (e a leitura) com a mecanização, como se
de uma linha de montagem industrial se tratasse, fabricando produtos em série
(no caso, textos). Essa ‘perspectiva industrial’ da escrita incorre numa dupla
ignorância científica: o desconhecimento absoluto da psicogênese da linguagem
escrita e da função epistêmica que a escrita tem (ou heurística, reflexiva, de
autorregulação cognitiva/intelectual). Nesse sentido, recentes pesquisas no
campo da psicogênese da escrita e da sociologia da escrita/leitura têm aportado valiosas contribuições ao debate.
No primeiro caso, estudos desenvolvidos na Universidade de Barcelona têm sido
uma referência, sendo de destacar, a esse respeito, nomes como os das
pesquisadoras Mariana Miras e da saudosa Ana Teberosky.
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Profa. Mariana Miras |
Questões e temas como os acima realçados estarão em debate no próximo dia 29/04 no CCAE/UFPB, unidade de Mamanguape, no Seminário Aprender a escrever e aprender com o que se escreve: Perspectivas da escrita reflexiva, que será ministrado pela Pedagoga e Doutora em Educação Ione Gomes. Acontecerá no Laboratório de Pedagogia, a partir das 15h30, e tem como base um trabalho da Professora Mariana Miras intitulado exatamente La escritura reflexiva: Aprender a escribir y aprender acerca de lo que se escribe. O Seminário será coordenado pela Profa. Aline Cleide.
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