Seminário aprender a escrever e aprender com o que se escreve

 


O que é escrever? Qual é a função da linguagem escrita? O que é ler? Quais os paradigmas cognitivos de composição da escrita, isto é, de desenvolver o ato de escrever? Qual é a relação entre escrever e pensamento autônomo, ou seja, do próprio autor? Em que marcos se estabelecem a conexão entre transformação da realidade, transformação do conhecimento e escrita?  Em trabalhos escolares, universitários, monografias, dissertações e teses, como tais indagações podem ser equacionadas?

Essas e outras questões têm estado, fortemente, no centro dos debates da pesquisa educacional avançada atual, principalmente em decorrência da proliferação de casos e fraudes que degradam a escrita (e a leitura) com a mecanização, como se de uma linha de montagem industrial se tratasse, fabricando produtos em série (no caso, textos). Essa ‘perspectiva industrial’ da escrita incorre numa dupla ignorância científica: o desconhecimento absoluto da psicogênese da linguagem escrita e da função epistêmica que a escrita tem (ou heurística, reflexiva, de autorregulação cognitiva/intelectual). Nesse sentido, recentes pesquisas no campo da psicogênese da escrita e da sociologia da escrita/leitura  têm aportado valiosas contribuições ao debate. No primeiro caso, estudos desenvolvidos na Universidade de Barcelona têm sido uma referência, sendo de destacar, a esse respeito, nomes como os das pesquisadoras Mariana Miras e da saudosa Ana Teberosky.

Profa. Mariana Miras 


A propósito, Mariana Miras afirma: “Estabelecendo um paralelo com o âmbito da leitura, onde é habitual a diferenciação entre leitura mecânica e leitura compreensiva, no caso da escrita, é necessário considerar também a diferenciação entre escrita mecânica e escrita reflexiva. Tal como no caso da leitura, os mecanismos e estratégias implicados em ambos os tipos de escrita não são os mesmos, mas sobretudo a distinção fundamental reside no impacto que os dois tipos de escrita têm no psiquismo da pessoa”.

Questões e temas como os acima realçados estarão em debate no próximo dia 29/04 no CCAE/UFPB,  unidade de Mamanguape, no Seminário Aprender a escrever e aprender com o que se escreve: Perspectivas da escrita reflexiva, que será ministrado pela Pedagoga e Doutora em Educação Ione Gomes. Acontecerá no Laboratório de Pedagogia, a partir das 15h30, e tem como base um trabalho da Professora  Mariana Miras intitulado exatamente La escritura reflexiva: Aprender a escribir y aprender acerca de lo que se escribe.  O Seminário será coordenado pela Profa. Aline Cleide. 

 

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