Aprender a ler, aprender a conhecer e construir conhecimento autonomamente: a leitura e as suas modalidades

 

Já há muito tempo que a linguagem e os processos de leitura e de escrita têm sido objeto de investigação  científica, podendo ser mencionadas, a respeito, abordagens como as de Vygotsky, Bakhtin, Noam Chomsky, Emília Ferreiro, Ana Teberosky, Mariana Miras e as das Neurociências,  entre várias outras. No fundo, trata-se de uma área da cognição humana e da sua relação com os condicionamentos societais, que, requerendo enfoque analítico-científico e profissionalismo,  não se coadune com improvisos e embustes. Tendo isso em atenção, em julho, o GEPEDUSC realizará mais um seminário incursionando na referida temática, tendo como título Aprender a ler, aprender a conhecer e construir conhecimento autonomamente: a leitura e as suas modalidades. O seminário será ministrado pela Pedagoga, Mestra em Psicologia e Doutoranda em Educação Nathália Potiguara, sob a coordenação da Profa. Doutora Aline Cleide (Departamento de Educação – CCAE/UFPB). O aporte bibliográfico ao seminário é o da Sociologia da Leitura, formulado,  por exemplo, por Chantal Horellou-Lafarge e Monique Segré.

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sistema Mundial, transição de hegemonia e o futuro que nos aguarda: quebrar as correntes, colher a flor da vida

Seminário aprender a escrever e aprender com o que se escreve

Desigualdades de classe, étnico-raciais e de gênero: palestra com sociólogo português