Aprender a ler, aprender a conhecer e construir conhecimento autonomamente: a leitura e as suas modalidades
Já há muito tempo que a linguagem e os processos
de leitura e de escrita têm sido objeto de investigação científica, podendo ser mencionadas, a respeito,
abordagens como as de Vygotsky, Bakhtin, Noam Chomsky, Emília Ferreiro, Ana
Teberosky, Mariana Miras e as das Neurociências, entre várias outras. No fundo, trata-se de uma
área da cognição humana e da sua relação com os condicionamentos societais, que,
requerendo enfoque analítico-científico e profissionalismo, não se coadune com improvisos e embustes. Tendo
isso em atenção, em julho, o GEPEDUSC realizará mais um seminário incursionando
na referida temática, tendo como título Aprender a ler, aprender a conhecer
e construir conhecimento autonomamente: a leitura e as suas modalidades.
O seminário será ministrado pela Pedagoga, Mestra em Psicologia e Doutoranda em
Educação Nathália Potiguara, sob a coordenação da Profa. Doutora Aline Cleide
(Departamento de Educação – CCAE/UFPB). O aporte bibliográfico ao seminário é o
da Sociologia da Leitura, formulado, por exemplo,
por Chantal Horellou-Lafarge e Monique Segré.
Comentários