Postagens

Chamada a contribuições Sociedade e Desenvolvimento

Imagem
        Chamada de artigos - Revista de Sociologia Configurações. nº 25, Portugal Dossier  temático de Sociologia - Sociedade e Desenvolvimento Debater o Desenvolvimento: Questões, Dilemas e Alternativas Sob a coordenação dos professores Fernando Bessa Ribeiro  (Instituto de Ciências Sociais - Universidade do Minho, Portugal), Ivonaldo Leite  (UFPB/Centro de Ciências Aplicadas e Educação - Brasil) e Joel Felizes  (Instituo de Ciências Sociais - Universidade do Minho, Portugal), a Revista Portuguesa de Sociologia Configurações estará produzindo e publicando um Dossier tendo como título Debater o Desenvolvimento. Num momento em que tanto  países centrais (a exemplo dos Estados Unidos) como periféricos ou semiperiféricos (a exemplo do Brasil) estão sob a condução de governos regressivos, exige-se da ciência social (diga-se, da ciência social que compreende a pesquisa como instrumento de conhecimento da realidade e também ...

Ciclo de Exposições Temáticas: Pesquisa e Narrativas do Cotidiano Escolar

Imagem
O cotidiano provavelmente seja uma das categorias mais polissêmicas no seio da pesquisa social. Para ele tem convergido enfoques disciplinares de diversas áreas, tanto do ponto de vista da investigação clássica como contemporânea, sendo de (re)lembrar, a esse respeito, entre outros,   trabalhos como ‘A Invenção do Cotidiano’, do historiador Michel de Certeau; o ‘Sociologia da Vida Cotidiana, de Agnes Heller; e ‘A Vida Cotidiana no Mundo Moderno’, de Henri Lefebvre. De algum modo, eles têm em comum a pesquisa sobre a busca do sentido que tece as relações no dia a dia, o seu encadeamento, os seus condicionamentos, a sociabilidade gerada e, poder-se-ia dizer, as ‘consequências não intencionais da ação intencional’, mesmo que cada um, não poucas vezes, aponte para perspectivas diferentes. Quando se qualifica o cotidiano com o escolar, há de se ter em conta, portanto, a ampla base intelectual que o primeiro termo comporta, para que, assim, a pesquisa do cotidiano nas escolas seja r...

Resultado da Seleção de Bolsistas Pibic 2019

Abaixo, o resultado da seleção ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), para atuar no âmbito do Projeto de Pesquisa 'Cotidiano Escolar, Violência e Bullying: Um Estudo em Municípios do Vale do Mamanguape-PB'.  RESULTADO DO EXAME ESCRITO  1º) Empatadas: Suênia Tavares da Silva e Jordânia Naiara dos Santos Lima - 8,5 2º) Caroline Pereira Silva  - 8,0 3º) Jéssica de Souza Pereira - 7,8 4º) Tancredo Pedro da Silva - 7,5 Tendo se verificado um empate no primeiro lugar, foi adotado como critério para realizar o desempate o CRA das acadêmicas. Feito o comparativo do CRA das duas, o desempate ocorreu em favor de Suênia Tavares da Silva, passando a ser Jordânia  Naiara dos Sanots Lima a segunda colocada na ordem de classificação.

Encontro Latino-americano de Educação

Imagem
                  http://fundacioniai.org/ele/index.html ELE es un Congreso Internacional arbitrado y dedicado a mostrar en cada versión el avance de la teoría y las prácticas educativas. Además de promover el trabajo colaborativo entre académicos, profesionales e investigadores en pro del logro de la  Revolución Educativa . Es el Encuentro con mayor impacto en el Sistema de Formación Latinoamericano, que surge a raíz de los retos que plantean las nuevas generaciones al obsoleto sistema de educación actual. Su objetivo es proporcionar un espacio y una oportunidad para que académicos, profesionales e investigadores en educación, con intereses transdisciplinares, ayuden a cerrar la brecha del conocimiento y a promover la estructuración y materialización de la necesaria Revolución Educativa en este siglo. Por esta razón, ELE convoca a enviar trabajos de investigación, reflexión o revisión que ...

Nota da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas de Língua Portuguesa

Uma equipe internacional de pesquisadoras(es) tem envidado esforços para a realização no Brasil da 13ª Edição do Congresso Luso Afro-brasileiro de Ciências Sociais (CONLAB) e do 2º Congresso da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas de Língua Portuguesa – AILPcsh, eventos de responsabilidade da atual direção da AILPcsh. Durante o processo preliminar  de organização do evento, tivemos algumas dificuldades na mobilização internacional das(os) pesquisadoras(es) das Ciências Humanas e Sociais dos países de língua portuguesa para a participação no referido evento; condições políticas, financeiras e institucionais têm causado inegáveis impactos tanto cá quanto lá. Concomitantemente, refletimos acerca do próprio escopo do evento em seu propósito de reunir um contingente representativo e significativo de sujeitos e propostas que contemplem discussões acerca do estatuto e do lugar de enunciação da Língua Portuguesa na produção, propagação e legitimação  de saberes e...

Evento América Latina: Charlas con Autores de la Educación Popular

Imagem
ALDER JÚLIO Y LA EDUCACIÓN POPULAR EN PERSPECTIVA SOCIOHISTÓRICA: BASES ANALÍTICAS PARA UNA NUEVA INTERVENCIÓN TEÓRICO-PRÁCTICA [1] Por Ivonaldo Leite En principio, permítanme decir que soy escéptico con respecto la posibilidad de la discusión sobre los desafíos analíticos de la Educación Popular en Latinoamérica, en el momento actual, producir alguno resultado promisor desde un punto de vista que define como foco repetir enfoques de autores tenidos como “consagrados” en el abordaje del tema. Ya tuve la oportunidad de exponer las razones de este mi escepticismo, y pienso que no vale la pena volver a ellas aquí [2] . Por esto, he elegido desarrollar esta charla a partir de las perspectivas no hegemónicas sobre Educación Popular. Sé perfectamente que sería más atractivo hacer lo contrario, y que obtendría más simpatía. Pero, creo que analíticamente no es el camino más apropiado.  Me pidieron para hablar sobre los dichos desafíos teniendo en cuenta un...