Postagens

Seleção para intercâmbio acadêmico internacional

Imagem
  Está aberto o  processo seletivo 2021  para intercâmbio de estudantes de graduação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) para a   Universidade de Vechta , na Alemanha, no ano acadêmico 2021-22. A seleção está destinada a estudantes regularmente matriculados em um dos cursos de graduação da UFPB listados a seguir:  Bacharelado Licenciatura Administração Ciências Econômicas Relações Internacionais Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais Serviço Social Tradução Ciências Sociais Educação Física Matemática Filosofia História Letras Pedagogia *Estão aptos também a participar os estudantes da área de Saúde interessados em estudos de Gerontologia Entre outros requisitos presentes no edital, os candidatos devem possuir Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA) igual ou superior a 7,0 (sete); e na data da inscrição, ter integralizado o mínimo de 30% (trinta por cento) e, no máximo, 90% (noventa por cento) da carga horária tot...

Seleção Bolsista de Iniciação Científica - Modalidade Voluntário

Imagem
  O Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Sociedade e Culturas (GEPEDUSC) estará selecionando um Bolsista de Iniciação Científica, na modalidade voluntário, para atuar no âmbito do Projeto ‘Cotidiano Escolar, Violência e Bullying: Um Estudo em Municípios do Vale do Mamanguape-PB’, sob a coordenação do Prof. Ivonaldo Leite. Podem participar do processo seletivo os estudantes de Licenciatura dos cursos do Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE)/UFPB, com matrícula a partir do segundo período. Até o dia   23/09/2021, às 23h59, os interessados devem, no SIGAA, demonstrar interesse pelo Plano de Trabalho ‘O Bullying e suas Consequências: Impactos em Escolas Públicas de Rio Tinto-PB’, e encaminhar para o e-mail gepedusc@gmail.com o seguinte: 1) Comprovativo do CRA. 2) Texto de uma lauda sobre o tema A ciência, a educação e as fake news.     

Pesquisas internacionais na América Latina: Contaminação no extremo sul do Brasil e leste uruguaio

Imagem
  Defesa de Dissertação de Mestrado de Ramsés Mikalauscas Farherr: Contaminação no extremo sul do Brasil e leste uruguaio, ontem e hoje: Agronegócio, Conflitos e Educação Ambiental Universidade Federal do Rio Grande/RS - Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental Banca Examinadora: Prof. Dr. Carlos Roberto da Silva Machado (FURG/RS) Prof. Dr. Ivonaldo Leite (UFPB) Prof. Dr. Sérgio Botton Barcellos   (FURG/RS) Prof. Dr. Angel Marley (Universidad de la República, Uruguay) Data: 01/10/2021 (sala virtual)      

Los desvíos de la “normalidad”

Imagem
  Fonte: elciudadanoweb.com Un epígrafe de William Faulkner abre Outsiders, la reedición de uno de los libros señeros en la descripción sociológica de lo que se denomina marginales, personas estigmatizadas o etiquetadas por otras personas por considerarlas fuera de la llamada “normalidad”, y a las que se rotula sin que importe demasiado el tenor de las faltas cometidas, ya se trate de abusos de drogas, crímenes, exceso de alcohol u otras acciones de similar tenor. El sociólogo norteamericano Howard Becker, una voz autorizada y audaz en el tema, autor de Outsiders, copia el siguiente fragmento de Mientras agonizo, la magnífica novela de Faulkner: “…A veces no estoy tan seguro de que alguien aquí tenga derecho a decir quién está loco y quién no. A veces pienso que ninguno de nosotros está ni del todo loco ni del todo sano hasta que la mayoría de nosotros le dice que lo está. Es como si no importara mucho lo que uno hace, sino el modo en que nos ven los demás cuando lo hacemos”. Outsi...

Sociólogos e educação: teoria e prática

Imagem
International Series of Online Seminars on Sociology of Education Theme: Education and Critical Perspectives  (Série Internacional de Seminários Online sobre Sociologia da Educação - Tema: Educação e Perspectivas Críticas)  Pequeno recorte editado da intervenção do Prof. Ivonaldo Leite  Tradução Obrigado pelo convite. Sobre educação, escola e socialização Bem, antes de tudo, deixe-me ser muito claro sobre este ponto. Educação não é apenas um processo de ensino-aprendizagem. Ela é também um processo de socialização. Nas escolas, os estudantes aprendem algum conteúdo disciplinar, mas eles também desenvolvem relações entre si como pares, e isso é a socialização de uma geração. Não, eu não disse isso, eu não posso dizer isso, que a escola não é importante. Eu disse que a educação não é apenas um processo de ensino-aprendizagem de conteúdos disciplinares. Educação é interação, o que significa socialização, assim a escola é também uma agência de socialização. Educação...

O conhecimento, a pesquisa e o método: orientações aos iniciantes

Imagem
  Fonte: CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A. Metodologia Científica . 5 ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002 (Capítulo 1).  A ciência, na condição atual, é o resultado de descobertas ocasionais, nas primeiras  etapas, e de pesquisas cada vez mais metódicas, nas etapas posteriores. Ela é uma das poucas realidades que podem ser legadas às gerações seguintes. Os homens de cada período histórico assimilam os resultados científicos das gerações anteriores, desenvolvendo e ampliando aspectos novos. Do duplo elemento de uma época, o mutável e o fixo — o ainda não comprovado e o estabelecido definitivamente —, somente o último é cumulativo e progressivo. Os elementos que constituem grande parte da ciência e que são transitórios e efêmeros, como certas hipóteses e teorias, perdem-se no tempo, conservando, quando muito, interesse histórico. Cada época elabora suas teorias segundo o nível de evolução em que se encontra, substituindo as antigas, que passam a ser consideradas como superadas e ...

Simpósio Internacional Diálogos com a Escola Verde

Imagem
O I Simpósio Internacional Diálogos com a Escola Verde terá como tema central “Perspectivas e Desafios Socioambientais” e será realizado no formato remoto.O evento ocorrerá no dia 16 de Dezembro de 2020, através do Canal do YouTube e redes sociais do Programa Escola Verde. Informações e inscrições:  http://sindev.escolaverde.org/site/2020/ 08:30 - 09:00 Abertura 09:00 - 10:00 Conferência de Abertura:  Desigualdades Socioambientais: A base da crise que vivemos. Responsável: Manuel Carlos - Universidade de Minho, Portugal. 10:20 - 11:20 Conferência:  Desafios da gestão ambiental de áreas urbanas no século XXI. Responsável: Juliana Cavalheiro Moreno - Universidade de São Paulo - Brasil 11:20 - 14:00 INTERVALO 14:00 - 15:00 Conferência:  Análise dos impactos socioambientais segundo uma perspectiva hidropolítica. Responsável: Alexandre Fughs - Université Laval - Canadá 15:20 - 16:20 Conferência:  Medios de vida y extractivismo: desafíos de los megaproyectos de infrae...