Sociólogos e educação: teoria e prática
Theme: Education and Critical Perspectives
(Série Internacional de
Seminários Online sobre Sociologia da Educação - Tema: Educação e Perspectivas Críticas)
Pequeno recorte editado da intervenção do Prof. Ivonaldo Leite
Tradução
Obrigado
pelo convite.
Sobre
educação, escola e socialização
Bem,
antes de tudo, deixe-me ser muito claro sobre este ponto. Educação não é apenas
um processo de ensino-aprendizagem. Ela é também um processo de socialização.
Nas escolas, os estudantes aprendem algum conteúdo disciplinar, mas eles também
desenvolvem relações entre si como pares, e isso é a socialização de uma
geração.
Não, eu não disse isso, eu não posso
dizer isso, que a escola não é importante. Eu disse que a educação não é apenas
um processo de ensino-aprendizagem de conteúdos disciplinares. Educação é
interação, o que significa socialização, assim a escola é também uma agência de
socialização.
Educação
e desenvolvimento
Sobre
a relação entre educação e desenvolvimento, ela é marcada por algumas ilusões. Algumas
vezes não são ilusões inocentes, pois elas têm motivação política. De qualquer
forma, é preciso apontar alguns equívocos nessa relação. Por exemplo, a
educação sozinha não gera desenvolvimento. O desenvolvimento de um país é
resultado de várias políticas públicas, de inovação, da dinamização do mercado
interno e de outros fatores.
Educação
ambiental
Educação ambiental tem um papel
importante a desempenhar hoje. A crise ecológica é uma difícil realidade para a
humanidade atualmente e nos próximos tempos. Mas nós devemos considerar que,
fundamentalmente, as causas da crise ecológica são políticas e econômicas.
Educação e ciência
Hoje mais do que nunca, o processo
educacional deve ser orientado pela ciência. O mundo está vivendo um
momento muito perigoso com vários tipos de negacionismo e posições
fascistas. Dessa forma, é necessário fortalecer a cultura
científica nas universidades e nas escolas.
Teoria crítica em educação
Há
várias teorias críticas em educação, mas provavelmente a capacidade analítica
de muitas delas tenha se tornado limitada diante da relação educação e
sociedade atualmente. Assim, a crise educacional hoje talvez signifique também
a crise de algumas teorias críticas sobre educação. É necessário renovar as
abordagens em educação, é necessário renovar as abordagens críticas. Este é meu
ponto, um ponto de pesquisa que tenho interesse.
Muito
obrigado.
Uma
satisfação, da minha parte, participar deste seminário.