Webinário: Teatro do Oprimido e Empoderamento Individual e Coletivo
Concebido
pelo teatrólogo brasileiro Augusto Boal entre as décadas de 1960 e 1970, o
Teatro do Oprimido (TO) surgiu tendo entre os seus objetivos democratizar a
produção teatral, proporcionar o acesso dos segmentos menos favorecidos ao
universo artístico e desencadear processos de transformação social através do
teatro. Com técnicas teatrais específicas, onde o teatro não significa monólogo
- mas, sim, comunicação recíproca e compartilhada -, a perspectiva de Boal
alcançou ampla difusão no Brasil, na América Latina e no mundo em geral, com as
suas obras sendo traduzidas em mais de vinte idiomas.
Dessa
forma, foram desenvolvidos, por exemplo, o Teatro-Jornal, Teatro Imagem, Teatro
Invisível, Teatro Fórum, Arco-Íris do Desejo (França), Teatro Legislativo, etc.
Inspirados pelo Teatro do Oprimido e por elaborações do Instituto Superior de
Estudos Brasileiros (ISEB) – liderado, entre outros, pelo filósofo Álvaro
Vieira Pinto -, movimentos de cultura popular (sob o abrigo da UNE, do PCB,
etc.) desenvolveram uma diversidade de iniciativas junto com sindicatos, ligas
camponesas e entidades estudantis no sentido da formação político-educativa e
da transformação social, tanto no período pré-golpe civil-militar de 1964 como
durante a ditadura que a ele se seguiu até 1985 no Brasil. Tratava-se de uma
forma própria de fazer Educação Popular. Essa forma própria de fazer Educação
Popular, contudo, tem sido ocultada (ou ignorada) pelas visões dominantes na
área, apesar de ela continuar viva e sendo intensamente trabalhada mundo a
fora.
Tendo presente obras como Augusto Boal: Arte, Pedagogia e Política, da referida forma se encontra registro atualmente em prisões, em contextos de vulnerabilidade social, entre povos subjugados - como os palestinos - ou entre imigrantes e refugiados de guerras. O pesquisador e produtor de teatro alemão Hjalmar J. Joffre-Eichhorn é uma das referências internacionais de iniciativas nesse sentido, tendo trabalhado diretamente com o Teatro do Oprimido em mais de trinta países, a exemplo do Afeganistão, Irlanda do Norte, Ucrânia, Ruanda, Tailândia, República Centro-Africana, Iêmen e Cazaquistão. Em espanhol, publicou 'Ensayando el Despertar: Miradas Movilizadoras desde el Pluriverso Teatro del Oprimido'. No próximo dia 20/04, às 14h00, o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Sociedade e Culturas (GEPEDUSC) promoverá um webinário com ele intitulado Teatro do Oprimido e Empoderamento Individual e Coletivo. Uma pequena amostra do seu trabalho pode ser vista no vídeo abaixo.